segunda-feira, 6 de junho de 2011

Raízes da Terra de Onde Venho

Com esse tema os artistas Ana Paula da Silva e Chico Saraiva circulam por Santa Catarina com o show baseado em composições de Saraiva, e apresentam canções de Ana, todas do folclore brasileiro e obras imortais do nosso cancioneiro, tais como "Assentamento" (Chico Buarque/Guimarães Rosa), "Sussusarana" (Heckel Tavares/Luiz Peixoto) e Desenredo (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro).

Raízes da Terra de Onde Venho faz parte do Circuito SESC de música e nesta segunda etapa (a primeira foi realizada em abril) a dupla se apresenta em dez cidade do Norte e Vale do Itajaí. A última apresentação desta etapa será em São Bento do Sul, no centro social da igreja matriz, com início às 20h. No cenografia, fotos e vídeos de artesanato e de festas populares do Brasil.

Não é só a terra natal que une Chico Saraiva e Ana Paula da Silva. Além de Santa Catarina, a afinidade musical e o interesse pela música brasileira de raiz contribuiu para o encontro. Começou com a canção "Anágua de Iaraiêmanjá", de Chico Makely Ka, que Ana Paula gravou no disco "Aos de Casa", premiado pelo projeto Pixinguinha.

Em junho de 2010, a dupla fez uma pequena turnê em Santa Catarina (Florianópolis, Joinville e Jaraguá do Sul) e na Argentina (Buenos Aires, Mar del Plata e La Plata). A sintonia natural entre Chico e Ana é perceptível em todas as apresentações e o público sente isso por onde os dois passam.

Ana Paula da Silva atua há 14 anos no cenário musical e lançou recentemente seu quinto CD, "Pé de Crioula". Viveu dois anos na Europa, para onde sempre retorna realizando turnês musicais com participações especiais. Em 2009, lançou o disco "Aos de Casa", pelo Projeto Pixinguinha e "Por causa do samba", com Alegre Corrêa. Ana também gravou "Contos em Cantos", um Livro-CD, e "Canto Negro", seu primeiro disco. Ana já trabalhou com grandes nomes da música, como Robertinho Silva, Alegre Corrêa, Joe Zawinul, e dividiu concertos com Leny Andrade e Elza Soares.

Chico Saraiva é compositor e violonista. Vencedor do 6º Prêmio Visa - edição compositores (2003), lançou os seguintes discos: o instrumental "Água" (MCD - 1999), "Trégua" (Biscoito Fino - 2003), apontado como "obra prima" pela revista francesa "les Inrockuptibles", "Saraivada" (Biscoito Fino - 2008) e "Sobre Palavras" (premiado pelo Projeto Pixinguinha/Funarte (Borandá - 2009). No fim de 2009, Chico Saraiva estreou na Europa um novo duo de violões: o "Duo Saraiva-Murray". Chico integra, há mais de 10 anos, "A Barca", grupo de pesquisa e movimentação da música das culturas tradicionais brasileiras, e vem apresentando seu trabalho ao lado de compositores como Guinga e Francis Hime em alguns dos mais prestigiados teatros do Brasil.

Com a dupla, eu estou viajando fazendo a mixagem do som. Dia 15 de junho fechamos a turnê em São Bento do Sul. Será às 20h no centro social da igreja matriz. Espero todos lá e por favor, ajudem a divulgar!

Inté

Nenhum comentário:

Postar um comentário