quinta-feira, 9 de junho de 2011

Brusque


Saímos de Rio do Sul com muita chuva pela manhã. Nosso destino: Brusque. O Chico Saraiva e eu ficamos no hotel e a Ana foi de carona com o nosso motorista até Itajaí, de lá iria até Meia-Praia na casa dos pais para buscar a filha Clara. O meu quarto ainda não estava pronto e aguardei uns quinze minutos até liberarem. O rapaz que me ajudou com a bagagem disse ao entrar no elevador: "É o quarto mais "bão" que temos!", rs. O hotel fica ao lado do shopping e fiquei sabendo que os hospedes não pagavam ingresso no cinema! A noite saí para comer algo e depois fui assistir a sessão das 21:15: "X-men". Sentou ao meu lado um rapaz que falava sozinho, pensava alto e além disso entrou com dois pacotes de salgadinho. Quase mudei de poltrona, mas logo ele ficou quieto.

No outro dia saí para dar uma volta pela cidade. Todo mundo fala que Brusque é a cidade das roupas baratas, mas em todas as lojas que passei, não foi isso que percebi. Mas acho que existe um bairro onde ficam inúmeras lojas com roupas mais em conta. Andando pela rua passei por uma loja de instrumentos e cds e o engraçado é que havia várias tvs passando um show do AC/DC e no som das caixas rolava Raça Negra. Vai entender.

Subi as escadarias da igreja matriz da cidade, Igreja de São Luiz Gonzaga. Inaugurada em 1962, levou oito anos para ser erguida. É uma igreja bem grande mas no inverno deve ser bastante fria porque é toda de concreto. A nave central tem 13 metros de largura e 26,4m de altura. Na noite anterior ouvi os sinos da igreja tocaram e que som maravilhoso. Fui conferir de perto. São quatro grandes sinos, mas cada um de um tamanho diferente e acionados por um motor. A sonoridade é incrível!

A apresentação de Brusque foi transferida para Nova Trento poucos quilômetros dali. Segundo a técnica de cultura a idéia é levar eventos para essas localidades menores, assim como aconteceu com São Bento algum tempo atrás. Foi a primeira apresentação musical do SESC em Nova Trento. Foi na Casa di Noni, um espaço construído com o apoio do governo do estado onde são realizados alguns eventos, na maioria de grupos de terceira idade.

O pessoal que compareceu ao evento curtiu pra caramba e os aplausos foram sinceros. A gente que trabalha com arte, percebe isso.

Voltando de Nova Trento ao chegar em Brusque acabamos entrando dentro de uma carreata da torcida do Vasco. Muita algazarra e pior, aquele monte de carro e torcedores ocuparam a avenida em frente ao hotel e festejaram a madrugada toda com som alto, fogos e cantoria. Quem consegue dormir desse jeito? Acordei podre no dia seguinte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário