sábado, 9 de abril de 2011


Uma passadinha em Itá


Depois da apresentação em Xanxerê na sexta dia 8 de abril nosso próximo destino era Concórdia com show no domingo. Uma folga no sábado. Nosso motorista Rogério sugeriu passar na cidade de Itá. Saímos de Xanxerê por volta de meio-dia, passamos por Seara e almoçamos em Itá.

Itá é uma cidade com aproximadamente 7 mil habitantes na divisa com RS. Na real existem duas Itá. Uma antiga fundada em 1919 e outra nova que foi construída e planejada devido a criação da usina elétrica de Itá. A água represada do rio Uruguai cobriria toda a parte habitada então as famílias foram indenizadas e foi construída uma nova cidade na parte alta, ao lado da velha cidade. A cidade nova foi totalmente planejada. O nosso amigo Chico Saraiva estava empolgadíssimo em visitar a cidade, pois seu pai, que é arquiteto, trabalhou planejando várias obras nesse local.

Depois do almoço fomos visitar a Casa da Cultura Alberton, um museu contando a história da cidade e essa transformação toda. Ao lado uma outra casa, também transformada em museu, com antiguidades doadas pelos moradores. As duas casas que abrigam os museus são casas retiradas da parte inundada e montadas na nova cidade.

Dali seguimos para ver a barragem de Itá. Uma obra gigantesca e fascinante. Cruzamos uma ponte para olhar pelo outro lado e acabamos no lado gaúcho, na cidade de Erechim. Nosso motorista quis voltar logo pois estava com medo que algum gaúcho se encantasse com ele "manezinho da ilha"!

Mas não poderíamos ir embora sem antes conhecer as torres da igreja. Quando as águas do rio Uruguai inundaram a cidade velha, apenas as torres da velha igreja ficaram de fora, e hoje é ponto turístico da cidade.

Ficamos ali um tempo apreciando aquela beleza de cenário. Uma passeio que recomendo. Visitem Itá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário