segunda-feira, 16 de março de 2009

Mamma Mia!!


É muito comum ouvir a seguinte pergunta após gravar uma música:
- Será que a minha música vai fazer sucesso? Certa vez ouvi uma entrevista com o Jorge Benjor e ele disse que as músicas dele começaram a fazer sucesso 20 anos depois que foram gravadas. Costumo responder com essa frase do Benjor que só o tempo irá dizer se uma música fará ou não sucesso.
Existem grupos que fizeram sucesso na época que surgiram, continuam fazendo sucesso e seguirão anos conquistando novos fãs. Posso dizer isso do grupo ABBA. Alguns vão torcer o nariz dizendo que é um grupo brega, que usava roupas esquisitas, etc., mas mesmo assim, sou fã. Sou fã pela importância musical que eles tiveram na história da música pop. Após 25 anos do surgimento eles continuam vendendo discos, musicais são criados, filmes e muito mais. E pode ter certeza que esse sucesso permanecerá por mais 25 anos no mínimo.
O ABBA foi tão importante na produção cultural no universo da economia que o grupo, na década de 80, levou sozinho para a Suécia, em termos de recursos, um volume maior do que o de todo o valor arrecadado pela empresa Volvo em suas unidades espalhadas pelo mundo.
A primeira vez que ouvi “Dancing Queen” fiquei encantado com a sonoridade. Nesse final de semana assisti o DVD “The Winner Takes It All – A História do ABBA”, um documentário maravilhoso com toda a trajetória desde antes da formação do quarteto lá na Suécia. Os quatro membros da banda (Agnetha, Benny, Bjorn e Anni-Frid) falam, exclusivamente, sobre suas vidas, antes e depois do ABBA. Tem imagens extraídas de ensaios e apresentações ao vivo, entrevista de fãs famosos como Malcom McLarem e Bono Vox (se o Bono é fã deles eu não tenho mais vergonha de ser também, rs).
O primeiro grande sucesso deles foi “Waterloo” que emplacou fora do país e daí por diante um sucesso atrás do outro. Aí vieram “SOS”, “Mamma Mia!”, “Fernando”, “Money, Money, Money”, “Dancing Queen” e tantos outros.
O grupo acabou no início dos anos 80 após um desgaste natural dos integrantes que já não possuíam fôlego para tantas turnês e projetos individuais.
Recentemente saiu o filme Mamma Mia! adaptado do musical da Broadway de mesmo nome com Meryl Streep e Pierce Brosnan. Conta a história de uma jovem que vai casar e decide encontrar o pai que nunca conheceu. Parece que os compositores do ABBA fizeram as músicas sob encomenda para esse filme, só que com 25 anos de antecedência!!
Aí tem um link para ouvir "Dancing Queen".
http://www.youtube.com/watch?v=3aafqLOOI4o
Para quem quer se aprofundar e conhecer mais sobre esse grupo escandinavo, sairá em abril um livro em português do jornalista Daniel Couri "Made in Suécia - O paraíso pop do Abba" contando toda a tragetória do grupo.
Em junho do próximo ano será inaugurado em Estocolmo, na Suécia, um museu dedicado exclusivamente ao grupo, com roupas, instrumentos e outros itens ligados à trajetória musical do ABBA.
Mamma Mia!

Um comentário:

  1. Nossa Ney!.. Que aula hein?
    Amei o post e concordo com você quando diz que as músicas do filme foram feitas pra ele.. é incrível como o roteirista soube colocar cada uma em seu devido lugar:)
    Sempre gostei do ABBA e comecei a gostar muito mais depois que assisti o filme... e outra, jurava que eles eram ingleses! hauhuahau.. que surpresa!
    cntinue a escrever assim que teu blog vai bombar! hehehe..
    bjoo

    ResponderExcluir