terça-feira, 24 de março de 2009

Feliz aniverário "Dark Side Of The Moom"


Hoje dia 24 de março o álbum “The Dark Side Of The Moom” do grupo inglês Pink Floyd, completou 36 anos. Ele foi lançado no ano de 1973.
O disco tem uma importância generosa no mercado fonográfico mundial, além de ser referência para muita gente. Para muitos fãs também, “DSotM” é considerado a obra prima do grupo.
Além de ouvir hoje, andei lendo algumas coisas sobre essa jóia. Desde o seu lançamento estima-se que já vendeu mais de 35 milhões de cópias ao redor do mundo. Estima-se que 1 em cada 14 pessoas com menos de 50 anos tenha um exemplar do álbum nos EUA.
Fico imaginando a piração dos caras quando produziram este disco. São inúmeros efeitos, diferentes gravações de vozes e instrumentos, enfim, eles experimentaram muita coisa e o resultado não poderia ser diferente.
Foi gravado no lendário “Abbley Road” em 16 canais. Todas as letras são de Roger Waters.
Existe aquela lenda, que eu já ouvi falar, mas nunca fiz para ter certeza: Dizem que quando o disco é tocado simultaneamente com o filme “O Mágico de Oz”, ocorrem algumas coincidências entre as imagens e o som do disco. Tenho que experimentar...
Enfim, um marco na carreira da banda e discoteca básica para entender o rock progressivo dos anos 70...
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário