domingo, 15 de maio de 2011

Acústico 89 2011


A rádio 89 FM de São Bento do Sul apresenta todos os anos na semana de seu aniversário o programa Acústico 89. Durante uma semana, artistas da cidade e região se apresentam ao vivo no estúdio da emissora. É uma oportunidade para artistas mostrarem seu trabalho. Novamente fui contratado para realizar a mixagem dos músicos nesse programa. Nem todo mundo sabe ainda que eu não trabalho mais na emissora desde 2010. Mas sempre sou chamado para dar um suporte. Durante mais de dez anos apresentei e produzi esse programa e mesmo fora da emissora tenho uma grande identidade com o Acústico 89. Este ano se apresentaram Léo Lima (segunda), Lizards X4 (terça), Jean Gadotti (quarta), As Amélias (quinta) e fechando a semana Mauro Adada.










O programa funciona assim: artistas são convidados para tocar suas músicas (próprias ou não) durante uma hora das 12:00 às 13:00hs. Durante o programa, que é dividido em três partes, o artista ou os artistas contam um pouco de sua história, suas músicas, suas influências, enfim, um papo bem descontraído entre uma música e outra.

Eu utilizo uma mesa digital 01V da própria emissora para mixar o som dos músicos. Microfones, cabos e fones levo o meu material. O estúdio da rádio é pequeno, mas até hoje sempre conseguimos colocar todos lá dentro, além de mim e da locutora. Não me pergunte como, mas sempre coube. Peço para os músicos chegarem sempre com uma hora de antecedência para poder decidir a disposição dentro do estúdio, microfonar e fazer um check sound. Essa semana por exemplo, a banda Lizard X4 entrou no estúdio com quatro integrantes, sendo três violões e um contra-baixo! Quando é apenas cantor e um violão, por exemplo, é bem mais fácil e confortável para todos dentro do aquário.

Por esse programa já passaram dezenas de artistas. Muitos deles sairam do anonimato e hoje estão fazendo sucesso com seu trabalho. Outros participaram uma unica vez e seguiram outros caminhos. É um trabalho muito interessante e prazeroso e o programa tem uma audiência incrível, hoje ainda mais pois com a transmissão via internet as pessoas ouvem o programa em qualquer parte do planeta.

Em 2008, com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de São Bento do Sul, a rádio 89 FM lançou o CD Acústico 89, com participação de alguns cantores que fizeram parte da história desse programa. Existe um blog contando toda a história deste CD: www.acustico89.blogspot.com

Inté!

Um comentário:

  1. Não consegui escutar nenhum dia... não escutava nada na página da rádio. Instalei e desinstalei plugin, mas nada! =(

    Tenho certeza de que o Acústico não seria esse sucesso se não fossem os dedinhos mágicos de Ney Maia!

    Bjos!

    ResponderExcluir