segunda-feira, 4 de junho de 2012

História do rock brasileiro 1




Comecei a ler uma coleção que há tempos estava na prateleira. História do Rock Brasileiro. O que for interessante e algumas curiosidades vou compartilhar. E já na primeira página o seguinte: O primeiro rock gravado mo Brasil foi na voz de uma cantora de samba-canção chamada Nora Ney. A música foi Rock Around the Clock em 1955.

- Depois de passada a explosão inicial de Rock Around The Clock na versão de Nora Ney, "Rock and Roll em Copacabana" de autoria de Miguel Gustavo, é apontada como a primeira composição originalmente em português. Lançada em 1957 pela RCA Victor, a música foi cantada por Cauby Peixoto, na época o cantor mais popular do país.

- Na história do rock brasileiro, em 1959 a cantora Celly Campelo gravou "Estúpido Cupido" um 78rpm que vendeu 120 mil cópias, um fenômeno para os padrões da época.

- Em 1960, uma revista direcionada aos "brotos" surgiu no Brasil, a Revista do Rock. Tbm foi criada uma gravadora especializada em rock, a Young. O maior hino do rock-brasileiro pré-jovem guarda saiu em 64 "Rua Augusta" gravada por Ronnie Cord. "Entrei na Rua Augusta a 120 por hora..."

- Na virada dos anos 60 surgiu uma nova onda, a moda dos grupos de rock instrumental substituindo a linha melódica dos vocais por rasgantes guitarras elétricas. Um dos conjuntos mais expressivos foi The Jordans. Também surgiu em 1961 The Vampires, The Jet Black's grupos que conquistaram R. Carlos e R. Seixas. Outro grupo importante foi The Clevers (futuramente Os Incríveis) que fizeram sucesso com O Milionário.

O guitarrista Aladdin formou o The Jordans na década de 60. Tirou nota por nota as melodias do Shadows. Com essa técnica virou referência e em 61 gravou o disco "A vida sorri assim!" e com uma Giannini registrou o sucesso "Blue Star" que ficou seis meses na parada. Algumas marcas de guitarras que eram top na época: Elektra, Giannini, Phelpa e Snake.



Nenhum comentário:

Postar um comentário