domingo, 15 de maio de 2011

Acústico 89 2011


A rádio 89 FM de São Bento do Sul apresenta todos os anos na semana de seu aniversário o programa Acústico 89. Durante uma semana, artistas da cidade e região se apresentam ao vivo no estúdio da emissora. É uma oportunidade para artistas mostrarem seu trabalho. Novamente fui contratado para realizar a mixagem dos músicos nesse programa. Nem todo mundo sabe ainda que eu não trabalho mais na emissora desde 2010. Mas sempre sou chamado para dar um suporte. Durante mais de dez anos apresentei e produzi esse programa e mesmo fora da emissora tenho uma grande identidade com o Acústico 89. Este ano se apresentaram Léo Lima (segunda), Lizards X4 (terça), Jean Gadotti (quarta), As Amélias (quinta) e fechando a semana Mauro Adada.










O programa funciona assim: artistas são convidados para tocar suas músicas (próprias ou não) durante uma hora das 12:00 às 13:00hs. Durante o programa, que é dividido em três partes, o artista ou os artistas contam um pouco de sua história, suas músicas, suas influências, enfim, um papo bem descontraído entre uma música e outra.

Eu utilizo uma mesa digital 01V da própria emissora para mixar o som dos músicos. Microfones, cabos e fones levo o meu material. O estúdio da rádio é pequeno, mas até hoje sempre conseguimos colocar todos lá dentro, além de mim e da locutora. Não me pergunte como, mas sempre coube. Peço para os músicos chegarem sempre com uma hora de antecedência para poder decidir a disposição dentro do estúdio, microfonar e fazer um check sound. Essa semana por exemplo, a banda Lizard X4 entrou no estúdio com quatro integrantes, sendo três violões e um contra-baixo! Quando é apenas cantor e um violão, por exemplo, é bem mais fácil e confortável para todos dentro do aquário.

Por esse programa já passaram dezenas de artistas. Muitos deles sairam do anonimato e hoje estão fazendo sucesso com seu trabalho. Outros participaram uma unica vez e seguiram outros caminhos. É um trabalho muito interessante e prazeroso e o programa tem uma audiência incrível, hoje ainda mais pois com a transmissão via internet as pessoas ouvem o programa em qualquer parte do planeta.

Em 2008, com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de São Bento do Sul, a rádio 89 FM lançou o CD Acústico 89, com participação de alguns cantores que fizeram parte da história desse programa. Existe um blog contando toda a história deste CD: www.acustico89.blogspot.com

Inté!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mês de maio, mês do flash-back?



Este mês de maio várias festas de flah-back estão rolando pela cidade e região. Acho que os promotores combinaram em realizar todas no mês das noivas. Sábado toquei a 4a noite do Flash-back no Bandeirantes em São Bento do Sul. Teve show com a banda Os Chefes que toca hits do rock n'roll dos anos 60 e 70 (Rolling Stones, Creedance, Kiss, AC/DC, Beatles, etc). Eu abri a noite tocando músicas que eu gosto e que fizeram sucesso nos anos 70 e 80. É sempre bom poder tocar uma festa assim, onde o repertório fica por minha livre escolha. Toquei até 1:00 da manhã quando a banda entrou. Eles tocaram até às 3:00 e eu segui discotecando até às 5:00. Aproximadamente mil pessoas estiveram lá se divertindo. Próximo sábado dia 07 tem a Saturday Night Fever, comemorando 10 anos. Desta vez será no Shopping Zipperer, com muitas atrações temáticas e quem for fantasiado ganha um cuba na Kombi. Como assim "cuba na Kombi"? Os organizadores colocarão um veículo, uma Kombi que servirá de bar para distribuir um cuba paara aqueles com perucas black-power, polainas, plumas e paetês e calça boca de sino. A festa ainda terá o novo show da banda Big Apple banda que toca os clássicos da Disco Music. O diferencial desta festa é que será dentro do shopping da cidade.

Dia 14 tem outra festa anos 60 também no Shopping Zipperer: The Beetles Argentina (não escrevi errado é assim mesmo, coisa de argentino hehe). Foi eleita o melhor cover dos Beatles do mundo, a banda revive o som dos britânicos em uma super festa com roupas idênticas e instrumentos da época. Segundo os promotores um show com três horas de duração e muita troca de figurino.

E fechando o mês tem a Night of The Hits na vizinha cidade de Rio Neghinho na Sociedade Musical. Uma promoção do Rotary Cimo. Já perdi as contas de quantas vezes toquei essa festa. Acho que uns sete anos seguidos. Este ano, pela primeira vez, os organizadores contrataram uma banda para show ao vivo: Nega Fulô, banda de Curitiba. É uma super banda com figurino da época e repertório baseado na disco music dos anos 70. Essa banda abriu o show do Kool and The Gang recentemente na capital paranaense.

A Night of The Hits tem um público fiel, a maioria casais e todos bem animados. Nesta festa toco anos 60, 70, 80 e pouca coisa dos 90. Com decoração bem anos 70, os organizadores sempre capricham nos detalhes e para dar um "up" na galera, lá pelas tantas é servido um super café com doces e salgados.

Durante muitos anos da minha vida toquei em danceterias, mas parei. Toco raramente, uma vez por ano e somente festa de flash back. Me divirto com isso e é uma grande satisfação ver a pista fervendo e animada com músicas que o pessoal conhece e sabe ao menos assoviar o refrão.